segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MÁRTIRES - Parte 15

Timóteo – Éfeso – 98 d.C.

Timóteo foi discípulo de Paulo e treinado por ele para liderar a igreja de Éfeso, que o apóstolo entregara aos seus cuidados algumas décadas antes.

Na época em que o cristianismo passava por perseguições do impera­dor romano Diocleciano e o último apóstolo vivo era João, exilado pelo imperador na ilha de Patmos, Timóteo já estava velho e pastoreava a igre­ja de Éfeso havia muito tempo.

Então, um dia, ao virar a esquina numa das principais avenidas daquela cidade, Timóteo viu aquilo contra o qual mais lutara: idolatria. Era o auge do festival da deusa Diana dos efésios. A multidão de homens, mulheres e crianças caminhava em procissão com máscaras, batendo no chão e nas paredes com pedaços de pau para fazer um barulho ritmado. Embalados por aquele som, muitos dançavam diante da estátua da deusa.

Diante daquela cena, Timóteo, que já havia alcançado o respeito de cristãos e não–cristãos, disse:

– Irmãos e irmãs, por que vocês adoram e sacrificam a uma estátua feita por mãos humanas, que não é Deus, uma vez que o Deus verdadeiro en­viou seu Filho para que pudessem conhecê–lo e desfrutassem a alegria de Sua justiça? Essa festa é inútil e destruidora! Por que celebrar a uma estátua e dar lugar a seus desejos pecaminosos quando podem conhecer o Deus do céu e experimentar a alegria de andar em Seus caminhos?

Um dos sacerdotes que estavam à frente da procissão empurrou Timóteo e disse:

Vá embora, velho! Faremos o que quisermos!

No entanto a procissão havia parado, e estava claro que alguns agora pensavam no que Timóteo dissera. Então ele aproveitou a oportunidade e continuou:

Fazer o que quiserem? E se aquilo que vocês desejam for uma arma­dilha? E se forem cadeias que os aprisionarão em tristeza e insatisfação? Jesus veio para que tenham vida e vida em abundância! Por que aceitar as prisões do pecado quando podem viver livres no Espírito Santo?

– Eu disse para se calar – gritou o sumo sacerdote, acertando Timóteo com toda a força na cabeça com um pedaço de pau.

A multidão ficou espantada. O sacerdote percebeu o olhar de todos e gritou:

Blasfêmia! Blasfêmia! Vocês não ouviram o que ele disse? Ele afirmou que Diana é uma deusa falsa e maldita! Ele não merece viver! Grande é a Diana dos efésios! Matem–no! Matem–no! – e golpeou Timóteo novamen­te na cabeça.

– Grande é a Diana dos efésios – outros gritaram, enquanto levantavam porretes e caminhavam em direção a Timóteo. Num piscar de olhos, a maior parte da multidão já o estava espancando com pedras e paus.

Depois de surrá–lo, chutaram–no para a beira da estrada para continuar com a procissão. Um grupo de cristãos veio correndo, pegou o bispo feri­do e cuidou dele. Dois dias depois, Timóteo morreu em conseqüência dos ferimentos.

Jesus Freaks preferem ficar vermelhos de vergonha por alguns minutos e falar a verdade a deixar de entregar o recado de Deus e viver envergonhados pelo resto da vida.


- Retirado do Livro: Jesus Freaks ( Loucos Por Jesus) Pág. 20 Autor: Pr. Lúcio Barreto Jr.

Nenhum comentário: