sexta-feira, 6 de julho de 2012

MÁRTIRES - Parte 20

Justino Mártir e outros – Roma – ano 165


Um grupo de cristãos foi preso e apresentado a Rusticus, prefeito de Roma, que chamou Justino à frente e lhe disse diretamente–.

– Sobre todas as coisas, vocês devem ter fé nos deuses e obedecer ao imperador.

  Não fizemos nada errado – afirmou Justino. – Não podemos ser acusados ou condenados por obedecer aos mandamentos do Senhor Jesus.

Então Rusticus passou a questionar Justino sobre a filosofia do cristia­nismo e ao final lhe disse, olhando–o fixamente–.

– Você afirma conhecer a verdade. Então me responda: se eu ordenar seu espancamento e execução, você crê que vai para o céu?

  Creio que, se suportar tudo, receberei essa promessa de Jesus. Sei que seu poder salvador permanece com todo aquele que se mantém fiel até o fim – Justino respondeu.

– Então você acha que irá para o céu e que receberá ali alguma recom­pensa? – Rusticus perguntou.

  Eu não acho,– tenho certeza. Rusticus suspirou e disse:

– Então sua vida depende apenas do seguinte: você deve dar um passo à frente e sacrificar aos deuses romanos.

Justino não se moveu e afirmou–.

–Ninguém com mente sã daria as costas ao Deus verdadeiro e mostra­ria respeito por essas estátuas de falsos deuses. Enraivecido, Rusticus declarou:

– Não há opção. Ou você obedece ou será torturado e executado sem misericórdia.

– O senhor fala de punição e morte como se eu devesse ter medo, mas a verdade é que isso é a minha salvação – Justino respondeu – Quando me apresentar diante do tribunal de Cristo, e todos terão de fazê–lo – até o senhor –, esta será minha certeza de entrada no céu: que eu não neguei Jesus, nem mesmo diante da morte.

Nesse momento os que estavam com Justino se pronunciaram:

  O senhor pode fazer o que quiser conosco. Somos cristãos e não sacri­ficamos aos ídolos.

Ao ouvir isso, Rusticus se levantou irado, querendo atacá–los pessoal­mente, mas se recompôs e disse:

– Então está decidido. O testemunho de vocês os condena – E deu ordem aos guardas, que imediatamente cercaram os cristãos:

– Todos aqui que se negaram a obedecer à ordem do imperador de sacrificar aos nossos deuses deverão ser açoitados com cordas e decapita­dos de acordo com a lei.

A sentença foi cumprida imediatamente.

Jesus Freaks são apologistas. Defendem sua fé com palavras, com filosofias, com compa­rações, com ilustrações e, principalmente, com a vida. E, quando os argumentos falham na tentativa de provar a verdade, apresentam o maior argumento de todos–, a obra de Cristo neles próprios. Contra fatos não há argumentos.

- Retirado do livro: Loucos Por Jesus (Jesus Freaks) Págs 26 e 27   Autor: Pr. Lúcio Barreto Jr

Nenhum comentário: