quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fertilidade de Elefantes e Coelhos


Publicado em: 17/08/2010, na categoria: Artigos

Precisa-se de uma praga de coelhos e do peso dos elefantes!

Os irmãos do Ministério DAWN, sigla que em inglês quer dizer “Discipulando Uma Nação Inteira”, dizem em suas pesquisas que ainda faltam vários milhões de igrejas para que a terra seja cheia com o Evangelho do Senhor Jesus. Eles comparam as igrejas que se reproduzem no mundo hoje a elefantes e coelhos. Esta comparação tem a ver diretamente com o tamanho e os hábitos de reprodução. Independente de qual seja o tipo de igreja que preferimos ou estejamos sonhando em construir, eles dizem que, para tal, precisamos tanto de igrejas-elefantes como de igrejas-coelhos, com vistas a concluir a tarefa que o Senhor nos deu!

Elefantes

  • Férteis quatro vezes por ano
  • Um filhote por gestação
  • Período de gestação de 22 meses
  • Maturidade sexual: 18 anos
  • A família cresce em 3 anos de 2 para 3

Coelhos

  • Praticamente férteis o tempo todo
  • Média de sete filhotes por gestação
  • Período de gestação de 1 mês
    Maturidade sexual: 4 meses
  • A família cresce em 3 anos de 2 para 476 milhões

Muita gente anda preocupada com o tamanho de sua igreja. Uns se incomodam por serem coelhos, outros tentam de tudo para chegar às dimensões (ideais?) dos elefantes. Alguns já são elefantes e não sabem o que fazer com tanto peso e tanta massa corporal. Outros ainda são coelhos e conseguiram a quase impossível façanha para um coelho que é ser infértil! Não se multiplicam!

Tem Muitas igrejas que são coelhos somente no tamanho. Pequenas e infrutíferas, passam o tempo consumindo a “grama” do Reino, mas não dão retorno para o “Criador” celestial.

Biológica e ambientalmente falando não há nada errado em ser coelho ou elefante, desde que cada um cumpra a função de crescer e se multiplicar conforme a sua espécie. O problema está em quando coelhos criticam elefantes e elefantes criticam coelhos e ninguém cresce, ninguém se multiplica.

Logo, é de todos a responsabilidade de encher a terra com as Boas Novas do Reino de Deus, não importa o tamanho da sua estrutura eclesiástica. No final dos 3 anos, coloque os três elefantes numa balança e os 476 milhões de coelhos noutra. Daí, veja quem pesa mais, apesar do tamanho reduzido de cada coelho! Veja quem estará presente em mais lugares, mais variados e mais longe, ao mesmo tempo!

Por outro lado, boas igrejas, dentro da visão e propostas do MDA, podem ser coelhos e elefantes ao mesmo tempo. Coelhos enquanto células, pequenos grupos; elefantes enquanto grandes comunidades de adoração corporativa, igreja local organizada. Podemos ter muito peso e tamanho e ainda crescer e nos multiplicar num ritmo acelerado.

Melhor ainda: Que tal uma manada de elefantes com a fertilidade dos coelhos? Que tal elefantes que se locomovem com a agilidade dos coelhinhos? Parece ser essa uma das propostas de Jesus para a propagação da sua igreja.

Nenhum comentário: