segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ansiedade

Enquanto leio um texto grande como este fico ansioso. Pelo fato de ter muitas palavras e de que vai demorar pra acabar a leitura. É um exercício lento, mas exige um certo esforço do cérebro.

Realizar um certo esforço para obter um certo resultado. E enquanto isso, se eu não me concentrar na AÇÃO, a ESPERA pelo resultado pode desencadear uma ansiedade.

Este é um pequeno exemplo de ansiedade.

Se concentrar na ação é ter fé. ''Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se ESPERAM, e a prova das coisas que se não vêem.'' (Hebreus 11.1) Você não sabe o resultado de ler este post, não sabe se te edificará. Mas se já chegou até aqui, é porque têm fé.

O que me deixa mais agonizado não é esperar. É não me preparar para o que espero.

É como esperar uma guerra, sem treinar o exército.

Certamente que quanto mais perto da hora, mais o medo se aproxima. O medo toma conta.

O ''não preparar-se'' para o futuro significa acreditar que vai ganhar ou perder, e não pode fazer nada contra isso.

Acreditar nisso é acreditar na predestinação.

Acreditar na predestinação significa não acreditar no livre-arbítrio.

Não acreditar no livre-arbítrio é acreditar que somos robôs eletro-químicos programados a ir para o inferno.

Acreditar nisso é acreditar que Deus não é amor. Prefiro acreditar que Deus não existe, do que acreditar em tal coisa.

Mas creio, pela minha experiência pessoal, que Deus existe, e que Ele é amor.

Pois quando vivo sem me preparar para o céu, e o medo toma conta de mim, vem a...

Ansiedade...

Ansiedade...

Medo do futuro...

Ansiedade...

Só a oração leva a ansiedade embora.

Pois quando oro, converso com Jesus.

Esse é o treinamento para a guerra. Essa é a guerra.

Neste momento não penso no futuro. Só no agora. Neste segundo precioso.

Neste lugar não me concentro nos resultados. Me concentro na ação. Na ação da comunhão. Da intimidade. De aprender sobre Jesus com o Professor Espírito Santo.

O medo não existe neste lugar. O medo têm medo deste lugar.

Este lugar é o Santo dos Santos.

Neste momento eu tenho a CERTEZA que não preciso ter CERTEZA de nada mais além de que... Ele está aqui do meu lado.

Quando percebo Sua presença levo um susto. Um susto bom. Fico surpreso porque Ele sempre ''chega'' de um jeito diferente, um jeito que eu não esperava.

Uma vez eu estava num sótão lendo uma mensagem que me levou a orar.

Percebi que Jesus estava ali do meu lado. Sentado. Olhando pra mim, sorrindo.

Eu sabia. Não por emoção. Mas por fé.

Apenas sabia.

Fé.

Eu falei: - Jesus! Você tava aí o tempo todo e eu nem flagrei! Brother! Você é louco!

Ele falou sorrindo: - Eu sei!

...

Dou risada.

A gente teve uma conversa gostosa esse dia.

Cara! Jesus é muito engraçado!

Pena que a ANSIEDADE me tira muitos destes momentos maravilhosos.

Certa vez Deus falou pra uma amiga minha: - Sorria, ria do que gosta!

Deus quer nos ver sorrindo.

Um sorriso sincero é sinônimo de gratidão.

Gratidão a Deus. Por estar vivo. Pela nossa família, amigos. Comida. Roupa. Casa. Pelo dia. Pela noite. Pela saúde. Gratidão por andar sem precisar de uma cadeira rodas. Gratidão pelo Espírito Santo. Gratidão pela Salvação. Gratidão por poder chegar a Deus e conversar com Ele. Gratidão por este computador. Gratidão por estar lendo esta mensagem.

A GRATIDÃO MATA A ANSIEDADE.

O que chamamos de gratidão, a Bíblia chama de ''ação de graças''.

''Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em AÇÃO DE GRAÇAS.''
(Colossensses 2.6-7)

''Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com AÇÕES DE GRAÇAS.
Isto será mais agradável ao SENHOR do que boi, ou bezerro que tem chifres e unhas.''
(Salmos 69.30-31)

''Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei AÇÕES DE GRAÇAS;'' (Salmos 56.12)

''Cantai ao SENHOR em AÇÃO DE GRAÇAS; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.'' (Salmos 147.7) * No decorrer deste Salmo, o salmista admira as coisas simples da vida, até mesmo pedaços de gelo da neve.

GRATIDÃO.

ESTA É UMA FORMA DE ADORAÇÃO.

Nenhum comentário: